“A viagem não acaba nunca. Só os viajantes acabam. E mesmo estes podem prolongar-se em memória, em lembrança, em narrativa... O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre. O viajante volta já.” José Saramago (1981) [adaptado]
quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Tapete Berbere - Testemunho silencioso da Alma
segunda-feira, 6 de janeiro de 2025
Desafio aos "Viajantes" - Os Deuses do Antigo Egito
No regresso às aulas, iniciamos o nosso trabalho com uma abordagem sobre os deuses do Antigo Egito e conscientes que a relação entre os egípcios e os seus deuses era profundamente simbiótica: enquanto os deuses forneciam proteção, prosperidade e ordem, os humanos, através dos seus rituais e devoções, mantinham a força vital das divindades. Os deuses do Antigo Egito desempenhavam um papel central na vida espiritual, cultural e política do povo egípcio. Eram considerados entidades poderosas que regiam aspetos fundamentais da natureza, da sociedade e da existência humana, como a vida, a morte, a fertilidade e a ordem cósmica. Os egípcios acreditavam que o universo era sustentado pelo Ma'at (a ordem e a harmonia cósmica), e os deuses eram responsáveis por manter esse equilíbrio. Cada cidade ou região tinha as suas próprias divindades locais, mas muitas delas acabavam por se integrar em mitos maiores, criando uma rica e complexa mitologia que influenciava todos os aspetos da vida egípcia.
Nesta abordagem, os nossos artistas criarão figuras de grandes dimensões utilizando o cartão como suporte e tintas de água como meio expressivo.